Um nome, uma mensagem


“Cáritas”é uma palavra latina que significa “amor” (caridade) . É a tradução da palavra grega “ágape” que ressoa no Novo Testamento com o significado de “amor livre”. O próprio Deus é amor (Deus caritas est). Sem amor, diz o apóstolo Paulo, “não sou nada”. A mensagem que a Cáritas transmite é clara: só o amor (amar e ser amado) salva e dá sentido á vida

Tudo começou com apenas um homem

De origem humilde na Alemanha, em 1897, Lorenz Werthmann fundou a primeira Cáritas. A organização cresceu e se tornou uma das maiores agências de ajuda humanitária e desenvolvimento do mundo.

Em 1954, a Caritas Internationalis foi oficialmente reconhecida e iniciou suas atividades respondendo a inundações na Itália, Holanda e Bélgica. Com o passar dos anos e por meio de ações efetivas, novas unidades foram sendo inauguradas e se juntando à missão de levar amor a quem sofre, coordenando operações para salvar vidas em países como Etiópia, China, Vietnã, Índia, Paquistão e nos grandes conflitos no Oriente Médio (Jerusalém, Jordânia e Síria), fornecendo auxílio a populações que enfrentavam a fome.

Lorenz Werthmann
Lorenz Werthmann
Fundador da Cáritas Internationalis
Dom Hélder Câmara
Dom Hélder Câmara
Fundador da Cáritas Brasileira
Oscar Romero
Arcebispo Oscar Romero (El Salvador)
Voz de esperança e de denúncia contra a brutalidade sofrida pelo povo

Em 12 de novembro de 1956, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início à Cáritas Brasileira, uma das 170 organizações-membro da Cáritas Internationalis. Sua origem está na ação mobilizadora de Dom Helder Câmara, então Secretário-Geral da CNBB. As orientações do Concílio Vaticano II marcaram profundamente a atuação da Cáritas, que desde então vive sob os valores da pastoralidade transformadora. A Cáritas é um organismo da CNBB e possui uma rede com 198 entidades-membro, 13 regionais e 4 articulações.

Enquanto a Cáritas se adaptava à realidade brasileira, a instituição enfrentava desafios em todo o mundo, em países como Iraque, Sri Lanka e República Democrática do Congo, Funcionários e voluntários foram brutalmente assassinados ao denunciarem injustiças cometidas contra os pobres.

Cáritas Campo Limpo

Somos Cáritas, Somos Solidariedade!

Fundada em 05 de Junho de 1990, é uma entidade de promoção e atuação social, sem fins lucrativos, fundada por Dom Emílio Pignoli, é uma organização que trabalha na prática de gestos concretos junto às pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Fazemos parte da Rede Cáritas Brasileira, que por sua vez é membro da Cáritas Internacional, presente em mais de 170 países, cabe dizer que os agentes Cáritas, contratados e voluntários, se envolvem na mobilização da sociedade para a construção de um mundo mais justo, inclusivo e igualitário, alicerçado na democracia participativa que luta e conquista direitos, elementos necessários para a dignidade humana e para o cuidado com a Casa Comum.

“A Cáritas para mim é mais que um lugar que tem a missão de defender, resgatar e promover vidas, ela possibilita a inclusão, dignidade e principalmente a proteção social de diversas crianças e adolescentes que com as vulnerabilidades diversas, perderam a esperança de sonhar.”
— Cláudia dos Santos, gerente do CCA São José em Paraisópolis

Evento com crianças
Crianças sorrindo
Atividade comunitária

São mais de 30 anos oferecendo atendimentos gratuitos às pessoas em situação de vulnerabilidades e riscos sociais na região de Campo Limpo, Butantã, M’Boi Mirim, da cidade de São Paulo. Também atende os municípios vizinhos: Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba.

A sede da Cáritas Campo Limpo é cedida pela Mitra Diocesana e conta com uma equipe administrativa que garante a missão da Organização. Técnicos dos recursos humanos, coordenação de projetos, dos serviços educacionais e socioassistenciais e das parcerias fazem parte dessa história.