“Cáritas”é uma palavra latina que significa “amor” (caridade) . É a tradução da palavra grega “ágape” que ressoa no Novo Testamento com o significado de “amor livre”. O próprio Deus é amor (Deus caritas est). Sem amor, diz o apóstolo Paulo, “não sou nada”. A mensagem que a Cáritas transmite é clara: só o amor (amar e ser amado) salva e dá sentido á vida
De origem humilde na Alemanha, em 1897, Lorenz Werthmann fundou a primeira Cáritas. A organização cresceu e se tornou uma das maiores agências de ajuda humanitária e desenvolvimento do mundo.
Em 1954, a Caritas Internationalis foi oficialmente reconhecida e iniciou suas atividades respondendo a inundações na Itália, Holanda e Bélgica. Com o passar dos anos e por meio de ações efetivas, novas unidades foram sendo inauguradas e se juntando à missão de levar amor a quem sofre, coordenando operações para salvar vidas em países como Etiópia, China, Vietnã, Índia, Paquistão e nos grandes conflitos no Oriente Médio (Jerusalém, Jordânia e Síria), fornecendo auxílio a populações que enfrentavam a fome.
Em 12 de novembro de 1956, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início à Cáritas Brasileira, uma das 170 organizações-membro da Cáritas Internationalis. Sua origem está na ação mobilizadora de Dom Helder Câmara, então Secretário-Geral da CNBB. As orientações do Concílio Vaticano II marcaram profundamente a atuação da Cáritas, que desde então vive sob os valores da pastoralidade transformadora. A Cáritas é um organismo da CNBB e possui uma rede com 198 entidades-membro, 13 regionais e 4 articulações.
Enquanto a Cáritas se adaptava à realidade brasileira, a instituição enfrentava desafios em todo o mundo, em países como Iraque, Sri Lanka e República Democrática do Congo, Funcionários e voluntários foram brutalmente assassinados ao denunciarem injustiças cometidas contra os pobres.
Somos Cáritas, Somos Solidariedade!
Fundada em 05 de Junho de 1990, é uma entidade de promoção e atuação social, sem fins lucrativos, fundada por Dom Emílio Pignoli, é uma organização que trabalha na prática de gestos concretos junto às pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Fazemos parte da Rede Cáritas Brasileira, que por sua vez é membro da Cáritas Internacional, presente em mais de 170 países, cabe dizer que os agentes Cáritas, contratados e voluntários, se envolvem na mobilização da sociedade para a construção de um mundo mais justo, inclusivo e igualitário, alicerçado na democracia participativa que luta e conquista direitos, elementos necessários para a dignidade humana e para o cuidado com a Casa Comum.
“A Cáritas para mim é mais que um lugar que tem a missão de defender, resgatar e promover vidas, ela possibilita a inclusão, dignidade e principalmente a proteção social de diversas crianças e adolescentes que com as vulnerabilidades diversas, perderam a esperança de sonhar.”
— Cláudia dos Santos, gerente do CCA São José em Paraisópolis



São mais de 30 anos oferecendo atendimentos gratuitos às pessoas em situação de vulnerabilidades e riscos sociais na região de Campo Limpo, Butantã, M’Boi Mirim, da cidade de São Paulo. Também atende os municípios vizinhos: Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba.
A sede da Cáritas Campo Limpo é cedida pela Mitra Diocesana e conta com uma equipe administrativa que garante a missão da Organização. Técnicos dos recursos humanos, coordenação de projetos, dos serviços educacionais e socioassistenciais e das parcerias fazem parte dessa história.